COMPARAÇÃO DA EFICÁCIA ANTI-HELMÍNTICA DO MEBENDAZOL E DA ASSOCIAÇÃO DE PAMOATO DE PIRANTEL, FENBENDAZOL E PRAZIQUANTEL NO TRATAMENTO DE CÃES PARASITADOS POR Ancylostoma spp.
Palavras-chave:
Ancylostoma spp., Desverminação, ParasitológicoResumo
Para a redução na incidência da zoonose parasitária provocada pelo Ancylostoma spp, é necessário um bom esquema de desverminação e um anti-helmíntico eficaz. Os autores deste trabalho avaliaram a eficácia anti-helmíntica do Mebendazol e da associação de Fenbendazol, Pamoato de Pirantel e Praziquantel no tratamento de cães parasitados por Ancylostoma spp. no município de Bom Jesus-PI. Foram coletadas amostras superficiais de fezes frescas de 20 cães com ovos de Ancylostoma spp.. Os animais foram divididos em: grupo A (10 animais), tratados com Mebendazole, e grupo B (10 animais), tratados com a associação de Fenbendazol, Pamoato de Pirantel e Praziquantel, todos repetindo a dose com 15 dias e realizado parasitológico. 21 dias após a administração da 2ª dose foi realizado outro parasitológico. No grupo A, dois (20%) apresentaram-se negativos no tempo 1 e positivos no tempo 2, dois animais (20%) apresentaram-se positivos no tempo 1 e negativos no tempo 2, três (30%) apresentaram-se positivos tanto no tempo 1 quanto no tempo 2, e três (30%) apresentaram-se negativos tanto no tempo 1 quanto no tempo 2. No grupo B, dois (20%) apresentaram-se negativos no tempo 1 e positivos no tempo 2; oito (80%) apresentaram-se negativos tanto no tempo 1 quanto no tempo 2. Este tratamento mostrou que os 10 (100%) animais no tempo 1 apresentaram-se negativos, porém, dois (20%) no tempo 2 apresentaram-se positivos. Os resultados demonstraram maior eficiência da associação de Fenbendazol, Pamoato de Pirantel e Praziquantel sobre o Mebendazole no tratamento de parasitose por Ancylostoma spp.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.