ASPECTOS HISTOPATOLÓGICOS EM UM CASO DE ENCEFALITE E PNEUMONIA POR Aspergillus spp. Em Sporophila maximiliani (PASSERIFORMES: EMBERIZIDAE)

Autores

  • Sabrina Campos
  • Carlos Henrique Costa
  • Danielle Almeida
  • Thiago Luiz Pereira
  • Nádia Regina Almosny

Palavras-chave:

Aspergilose cerebral, aspergilose pulmonar, ave, cativeiro

Resumo

Sporophila maximiliani é uma ave pertencente à Lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. O fungo Aspergillus spp. está amplamente disseminado, podendo desencadear doença respiratória em aves de companhia e produção, embora formas disseminadas ocorram com menor frequência. A fase crônica da doença em geral ocorre em aves adultas imunocomprometidas. Considerando que o diagnóstico é essencialmente histopatológico, objetivou-se relatar um caso de aspergilose pulmonar e cerebral em uma ave nativa ameaçada de extinção no Brasil. Foram analisados fragmentos de órgãos de um exemplar adulto de S. maximiliani. Colorações por hematoxilina-eosina (HE), ácido periódicoSchiff e Grocott foram confeccionadas. Microscopicamente, pulmão e cérebro apresentaram múltiplos granulomas com áreas de necrose, infiltrado inflamatório mononuclear e células gigantes. As colorações especiais evidenciaram hifas consistentes com Aspergillus spp. em ambas as amostras. A aspergilose geralmente está associada à pneumonia e aerossaculite, porém, também pode ser responsável por infecções disseminadas. Concluiu-se que bicudos de criações comerciais são sensíveis à aspergilose crônica e que esta pode evoluir para encefalite granulomatosa e óbito. Alerta-se para a necessidade de assistência e esclarecimento quanto às medidas profiláticas, uma vez que a ave em questão pertence à fauna nativa e encontra-se ameaçada de extinção.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

Campos, S. ., Costa, C. H. ., Almeida, D. ., Pereira, T. L. ., & Almosny, N. R. . (2014). ASPECTOS HISTOPATOLÓGICOS EM UM CASO DE ENCEFALITE E PNEUMONIA POR Aspergillus spp. Em Sporophila maximiliani (PASSERIFORMES: EMBERIZIDAE) . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 10(19). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2238

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)