COMPREENSÃO LEITORA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS EM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Luciana Silva
  • Anabel Mariano
  • Bianca Alves
  • Lilandes Fonseca
  • Maria Clara Mendonça
  • Rúbia Graziela Cândido
  • Adriana Sadoyama
  • Paulo Alexandre Castro

Palavras-chave:

compreensão leitora, conteúdos escolares, Teste cloze

Resumo

O propósito deste estudo foi analisar o desempenho de alunos do 6º ano do ensino fundamental em compreensão de leitura a partir da aplicação de teste Cloze. Este teste foi aplicado a 79 alunos de uma escola municipal e de forma coletiva com os alunos divididos nas salas dos 6os anos A, B e C. O tema do texto selecionado para a aplicação do teste tinha relação com a disciplina de Ciências. Os resultados obtidos mostraram que houve um baixo desempenho dos estudantes em relação aos padrões esperados principalmente considerando-se que apenas um aluno obteve um nível de compreensão leitora com classificação instrucional, ou seja, quando o leitor compreende somente o suficiente para sua compreensão. Tal resultado deixa claro que parte da dificuldade apresentada com relação à disciplina de ciências pode ter associação direta com a compreensão leitora dos alunos e que ações interventoras devem ser propostas no sentido de minimizar as deficiências encontradas e diagnosticadas qualitativamente e quantitativamente pelo teste Cloze. 

Downloads

Publicado

2015-01-31

Como Citar

Silva, L. ., Mariano, A. ., Alves, B. ., Fonseca, L. ., Mendonça, M. C. ., Cândido, R. G. ., Sadoyama, A. ., & Castro, P. A. . (2015). COMPREENSÃO LEITORA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS EM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 11(20). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2158

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >>