COMPREENSÃO LEITORA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS EM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
compreensão leitora, conteúdos escolares, Teste clozeResumo
O propósito deste estudo foi analisar o desempenho de alunos do 6º ano do ensino fundamental em compreensão de leitura a partir da aplicação de teste Cloze. Este teste foi aplicado a 79 alunos de uma escola municipal e de forma coletiva com os alunos divididos nas salas dos 6os anos A, B e C. O tema do texto selecionado para a aplicação do teste tinha relação com a disciplina de Ciências. Os resultados obtidos mostraram que houve um baixo desempenho dos estudantes em relação aos padrões esperados principalmente considerando-se que apenas um aluno obteve um nível de compreensão leitora com classificação instrucional, ou seja, quando o leitor compreende somente o suficiente para sua compreensão. Tal resultado deixa claro que parte da dificuldade apresentada com relação à disciplina de ciências pode ter associação direta com a compreensão leitora dos alunos e que ações interventoras devem ser propostas no sentido de minimizar as deficiências encontradas e diagnosticadas qualitativamente e quantitativamente pelo teste Cloze.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.