AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO EM LEITURA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA APLICAÇÃO DO TESTE CLOZE

Autores

  • GABRIELA RIBEIRO
  • ANDERSON RUAN ALVES
  • GEIZA ASSUNÇÃO
  • PEDRO VIEIRA
  • TAIRONI RODRIGUES
  • LEONARDO ANDRADE
  • PAULO ALEXANDRE CASTRO
  • GERALDO LEAL

Palavras-chave:

Compreensão em leitura, Ensino Médio, Teste cloze

Resumo

Uma ferramenta importante para a formação de um cidadão é a leitura, o que o qualifica para sua inserção na cultura. O ato de ler pode ser compreendido como um processo onde o que é lido depende, não só do que está impresso, mas também das hipóteses do próprio leitor, formuladas com base no seu conhecimento prévio, e do estabelecimento de conexões intertextuais que permitem a leitura significativa. A técnica de Cloze está entre os primeiros procedimentos sistemáticos utilizados na avaliação da habilidade de leitura. O presente trabalho foi desenvolvido com objetivo de verificar a qualidade de leitura dos alunos da 3ª Série do ensino médio pela aplicação do teste diagnóstico Cloze. Com os resultados observados é possível perceber que há diferença entre a compreensão de leitura entre os alunos do período matutino e noturno. Uma vez que a interpretação de texto está diretamente ligada à capacidade de compreensão, os alunos não apresentam dificuldades somente na disciplina de Língua Portuguesa, mas em várias disciplinas, incluindo a área de Ciências. Foi possível correlacionar que a série que apresentou melhor capacidade de compreensão de textos foi a que apresentou o melhor rendimento escolar.

Downloads

Publicado

2015-01-31

Como Citar

RIBEIRO, G. ., ALVES, A. R. ., ASSUNÇÃO, G. ., VIEIRA, P. ., RODRIGUES, T. ., ANDRADE, L. ., CASTRO, P. A. ., & LEAL, G. . (2015). AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO EM LEITURA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA APLICAÇÃO DO TESTE CLOZE . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 11(20). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2151

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>