AVALIAÇÃO ATRAVÉS DO TESTE CLOZE DA COMPREENSÃO LEITORA EM MATEMÁTICA

Autores

  • MARCOS CÉSAR MACHADO
  • BRUNA SILVA
  • JOINGRE BUENO
  • MAYARA SILVA
  • NEUZA PEIXOTO
  • PAULO ALEXANDRE CASTRO
  • GERALDO LEAL
  • LEONARDO ANDRADE

Palavras-chave:

compreensão leitora, ensino fundamental, matemática, Teste cloze

Resumo

A literatura na área educacional tem demonstrado a importância da leitura na aquisição de escrita e no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho aborda os resultados da aplicação simples do teste Cloze, com abordagem na disciplina Matemática, o qual captou a capacidade dos alunos no que se refere à compreensão leitora do texto aplicado aos alunos. Participaram da referida aplicação 83 alunos, de ambos os sexos, matriculados e frequentes no 4º Ano do Ensino Fundamental de Escola Pública Municipal, em região periférica. Aplicou-se o teste Cloze para avaliar o nível de compreensão leitora dos alunos. A média geral de acertos foi de 5,8 com desvio padrão de 5,9. No desempenho do teste Cloze verificou-se que os alunos apresentaram o nível mais básico, tendo dificuldade de compreender o que leem e mostra a importância da utilização de um teste para avaliar o nível de compreensão leitora dos alunos. 

Downloads

Publicado

2015-01-31

Como Citar

MACHADO, M. C. ., SILVA, B. ., BUENO, J. ., SILVA, M. ., PEIXOTO, N. ., CASTRO, P. A. ., LEAL, G. ., & ANDRADE, L. . (2015). AVALIAÇÃO ATRAVÉS DO TESTE CLOZE DA COMPREENSÃO LEITORA EM MATEMÁTICA . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 11(20). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2150

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>