ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE LEITURA EM TEXTO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Leitura, Teste Cloze, Compreensão leitora, AprendizagemResumo
A leitura é ferramenta fundamental na formação cognitiva e social dos indivíduos, pois a habilidade na leitura favorece a compreensão dos textos didáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo teve o escopo de analisar a compreensão leitora de alunos do 50 ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal de Catalão. Para tanto foi utilizado o teste de Cloze, através de um texto envolvendo a temática da disciplina de Ciências. O texto aplicado aos alunos na disciplina de Ciências com o título “Não basta ser grande!”, apresentava 256 palavras contendo 50 omissões. Foi realizada uma análise estatística descritiva e análise de variância, com nível de significância para p<0,05. A média de acertos das turmas foram de 8,4 para o 5º ano A e 11,3 para o 5º ano B, sem diferenças estatisticamente significantes (p>0,05). No desempenho do teste Cloze verifica-se que todos os leitores estão em um nível que a compreensão leitora é mínima, ou seja, os alunos tem dificuldade de compreender o que lêem. Pode-se concluir que os alunos encontram-se em um nível crítico da compreensão leitora, sendo que medidas ou programas que estimulem o hábito de leitura são fundamentais para o desenvolvimento de competência leitora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.