A TÉCNICA CLOZE NA AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA EM PORTUGUÊS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • CINTHIA MARQUES
  • JUCEMÁRIA ALMEIDA
  • KÁTIA CRISTINA NASCIMENTO
  • WYGNY MACEDO
  • ADRIANA SADOYAMA
  • GERALDO LEAL

Palavras-chave:

Teste de Cloze, Níveis de Leitura, Desenvolvimento escolar

Resumo

Este estudo visou analisar a compreensão leitora dos alunosdo ensino fundamental, por meio da análise dos níveis de leitura (independente, instrucional e frustração). Foi utilizado como instrumento de análise, o teste Cloze que foi aplicado com alunos do 6º ano fundamental de uma escola pública. Os resultados apontaram que a maioria dos alunos ainda não possui a compreensão leitora necessária ao seu nível de escolaridade, tendo visto que um percentual muito baixo atingiu o nível instrucional, nenhum aluno atingiu o nível independente. E que a maioria enquadrou-se no nível de frustração, demonstrando a dificuldade de interpretar as informações lidas. Esses resultados demonstram a dificuldade de leitura que acarreta na incompreensão dos conteúdos.

Downloads

Publicado

2015-01-31

Como Citar

MARQUES, C. ., ALMEIDA, J. ., NASCIMENTO, K. C. ., MACEDO, W. ., SADOYAMA, A. ., & LEAL, G. . (2015). A TÉCNICA CLOZE NA AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA EM PORTUGUÊS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 11(20). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2140

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>