TECNOLOGIA SOCIAL E A VALORIZAÇÃO DE ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: ESTUDO DE CASO SOBRE A ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE ÁGUAS LINDAS, ANANINDEUA, PARÁ
Palavras-chave:
Catadores, Resíduos sólidos, TecnologiaResumo
Os catadores de materiais recicláveis podem ser considerados os grandes protagonistas da indústria de reciclagem no país, detendo posição fundamental na gestão de resíduos sólidos no Brasil. Organizados em cooperativas, os catadores foram reconhecidos pela nova lei brasileira como agentes da gestão do lixo. Um dos conceitos de tecnologia social atualmente em voga é o que compreende produtos, técnicas ou metodologias replicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. Assim, o objetivo deste artigo foi contextualizar o conceito de tecnologia social aliada à gestão de resíduos sólidos, com enfoque na atuação dos catadores de lixo reciclável da Associação de Recicladores de Águas Lindas (ARAL), no município de Ananindeua, Pará. Este trabalho, quanto à abordagem, classifica-se como pesquisa qualitativa; quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória sobre a temática da Tecnologia Social e sua aplicabilidade junto à ARAL; em relação aos procedimentos, o trabalho utilizou o método estudo de caso. A associação selecionada para o desenvolvimento do estudo é composta por 83 colaboradores e a coleta de dados ocorreu a partir da realização de visitas à sede da ARAL, as quais ocorreram nos meses de novembro e dezembro de 2014. No caso da ARAL, pôde-se verificar que a aplicação da tecnologia social, a partir do esforço de seus colaboradores na consolidação e fortalecimento desta, proporcionou melhor integração entre seus membros e reconhecimento da importância das atividades desenvolvidas por todos, valorizando assim o papel da organização na cadeia da logística reversa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.