POTENCIAL MUTAGENICO EM ÁGUAS COLETADAS EM DIFERENTES PONTOS NO PERÍMETRO URBANO NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA – MT ATRAVÉS DO TESTE Allium (Allium cepa)

Autores

  • Messias Galvão
  • Daniel Miranda
  • Gerlane Costa
  • Angelita Silva
  • Isane Vera Karsburg

Palavras-chave:

Bioteste vegetal, genotoxicidade, citotoxicidade

Resumo

A presença de agentes químicos no meio ambiente vem sofrendo um crescente aumento pela atividade humana. A detecção destes agentes e seus prováveis efeitos nos organismos com uma certa antecedência é importante nos estudos dos impactos ambientais que podem trazer. O Allium Test possibilita a avaliação dos efeitos ou danos que agentes mutagênicos podem causar. Faz-se necessário que a amostra esteja em constante divisão mitótica para as observações. Este trabalho teve por objetivo analisar a mutagenisidade de águas coletadas em diferentes pontos no perímetro urbano no município de Alta Floresta-MT. Para realização desse trabalho, os bulbos da cebola foram expostos a quatros tipo diferentes de tratamento mais dois tratamentos controle negativo em água e o positivo em acetona 15%. Foram analisadas 3750 células por tratamento. Foram observados três tipos diferentes de anormalidades na mitose, obtendo o índice mitótico que foi de 13,75% células com anomalias e 86,25% células normais. O teste com Allium cepa mostrou ser eficiente, pois todos os tratamentos com águas poluídas apresentaram algum tipo de anomalia, menos o tratamento testemunha. Isso demonstra que o Allium Test é uma ferramenta útil e relativamente barata na detecção precoce de agentes químicos expostos no meio ambiente e que os ambientes analisados apresentam poluentes prejudiciais à saúde humana.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Galvão, M. ., Miranda, D. ., Costa, G. ., Silva, A. ., & Karsburg, I. V. . (2015). POTENCIAL MUTAGENICO EM ÁGUAS COLETADAS EM DIFERENTES PONTOS NO PERÍMETRO URBANO NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA – MT ATRAVÉS DO TESTE Allium (Allium cepa) . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 11(21). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/1960

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>