ANÁLISE DAS MARGENS DE COMERCIALIZAÇÃO DA BATATA INGLESA NO DISTRITO FEDERAL
Palavras-chave:
Agronegócio da Batata Inglesa, Comercialização, PreçosResumo
A batata é uma das principais culturas consumidas no mundo e de grande importância no Brasil, tendo destaque na produção anual entre as hortaliças. Contudo, a maior parte da comercialização da produção é realizada através de intermediários, que recebem a maior parte do lucro com a venda e repassam um adicional de custo no produto para o consumidor final. Além disso, existe a necessidade de melhor organização e análise da produção e comercialização entre os produtores rurais com o intuito de melhorarem a competitividade frente ao atacado e varejo. O objetivo desse artigo foi analisar as margens de comercialização da batata inglesa no período de novembro de 2015 a abril de 2017. Especificamente, pretendeu-se analisar a flutuação de preços da batata inglesa e a elasticidade de transmissão no período supracitado. Os resultados revelaram diferenças significativas e queda nos preços da batata inglesa a nível de comercialização varejo, atacado e produtor na maior parte do período analisado. Além disso, a participação do produtor é de apenas 33,54% em todo o período, sendo que 66,46% do valor da venda do produto final fica com o varejo e o atacado. Percebe-se a instabilidade entre os agentes de comercialização e as elasticidades revelaram influência entre os agentes da comercialização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.