NIVELAMENTO DO PLATÔ TIBIAL BASEADO NO CORA E AVANÇO DA TUBEROSIDADE DA TÍBIA PARA TRATAMENTO DE LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL- RELATO DE CASO
Palavras-chave:
Ângulo do platô tibial, CBLO, TTOResumo
Neste estudo relata-se a utilização da osteotomia de nivelamento baseado no CORA (osteotomia baseada no centro de rotação angular) CBLO unido ao princípio da cirurgia de osteotomia tripla da tíbia (TTO), para obtenção da rotação cranial da tíbia e o avanço da tuberosidade da tibial no tratamento da deficiência do ligamento cruzado cranial em um canino de 24 Kg. A mensuração do ângulo do platô tibial (TPA) foi realizado através de projeções radiográficas. O ângulo de correção encontrado de 25° resultou em um ângulo do TPA pós- operatório de 13,6°. Avaliações clínicas foram realizadas aos 10, 20, 30 e 60 dias de pós-operatório e as avaliações radiográficas imediatamente após o ato operatório e aos 30 e 60 dias. A técnica resultante da combinação de CBLO e TTO demonstrou ser tão eficaz comparativamente às técnicas anteriores no que tange ao tratamento da deficiência do ligamento cruzado cranial por proporcionar neutralização do impulso cranial da tíbia e manutenção do ângulo do platô tibial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.