OBSERVAÇÃO, REGÊNCIA E EXPERIMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Andreia Barbosa
  • Aurélio Miguel Moreira
  • Reinalto Ferreira
  • Maria Fernanda Gurgel

Palavras-chave:

Observação, Regência, Experimentação, Estágio Supervisionado, Ensino De Química

Resumo

Esta pesquisa refere-se ao papel do estágio para a formação do futuro professor e encontra-se inserida em aprendizado, prática e reflexão sobre a formação docente inicial. A dinâmica utilizada interligou o conteúdo sobre funções álcoois e fenóis com várias aplicabilidades que fazem parte do dia a dia destes e que passam despercebidas, por exemplo em bebidas álcoolicas (álcoóis), como combustivel de automóveis (álcoois), em essências de bolos (fenóis) e entre outros, dessa forma possibilitou corrrelacionar o assunto com os seus afazeres diários. Esta temática foi elaborada por meio de slides utilizando programa power point e data-show e questionamentos. A preocupação do estagiário foi elaborar sua aula empregando material didático envolvendo nova tecnologia de ensino para abordar conteúdo de química orgânica de forma atrativa, dinâmica e descontraída. Os slides foram apresentados e discutidos em sala de aula. Em seguida uma “Dinâmica de Grupo” foi aplicada dentro da sala de aula. Os alunos elaboraram um seminário utilizando cartolina, pincel atômico, recortes de imagens, desenhos, ilustrações sobre o tópico sorteado, já estudado em sala de aula.. A elaboração do seminário teve o acompanhamento do estagiário. Os intuitos destas atividades pedagógicas foram buscar a problematização e o diálogo como ferramenta de apropriação do conhecimento conforme apontamentos de OLIVEIRA e SOARES. Considerando que é pela prática docente inicial de Química, por meio da experimentação e da busca de novas metodologias de ensino que permita assumir ao licenciando uma postura mais didática, criativa, dinâmica e atrativa motivando os alunos de ensino médio a serem críticos para construir novas idéias, questionamentos resultados em um “olhar científico” frente aos conteúdos abordados. O estagiário ao realizar suas ações pedagógicas adquiriu um enriquecimento no seu conhecimento que possibilitaram rever, modelar e personlizar suas habillidades pedagógicas de maneira inovadora dentro e extra classe.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

Barbosa, A. ., Moreira, A. M. ., Ferreira, R. ., & Gurgel, M. F. . (2015). OBSERVAÇÃO, REGÊNCIA E EXPERIMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE QUÍMICA. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 11(22). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/1430