ESTRESSE INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR: AULA EM FORMA LÚDICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO CONTRA O STRESS INFANTIL
Palavras-chave:
Estresse, baixo desempenho escolar, crianças, aprendizadoResumo
O estresse sempre esteve presente no dia-a-dia tanto nos adultos como nas crianças, pois, a criança nos dias de hoje é uma vítima involuntária e nãointencional de um estresse avassalador, isto é, um e originado de uma mudança social, rápida, desconcertante e de expectativas sempre crescentes. O estresse pode proporcionar uma influência direta no baixo desempenho escolar da criança e também nas relações sociais em qualquer fase da vida. Segundo diversos estudos e pesquisas feitos sobre o estresse, que é caracterizado um estado de tensão que causa um desequilíbrio interno do organismo, logo é possível dizer que, o estresse não é uma patologia, mas quando intensa ou prolongada, a reação ao estresse pode debilitar o organismo, proporcionando um baixo desempenho no funcionamento do sistema imunológico, manifestando-se por meio de vários sintomas e doenças. Dentre os mais diversos fatores causadores de estresse na fase escolar da criança que são mais evidentes em estudos divulgados destacam-se alguns problemas sendo de ordem familiar, emocional e psicológica. As características do estresse infantil foram observadas em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma instituição de ensino do sudoeste de Goiás. Diante desse contexto, foi feito uma proposta de elaboração de uma aula diferenciada, com metodologias lúdicas tais como, dinâmicas para trabalhar a Educação Física, histórias infantis, abordando Ciências e Biologia e músicas com coreográficas usando Língua Inglesa e Língua Portuguesa como foco, proporcionado aos alunos uma forma prazerosa de aprender, de forma a trazer o bem estar, descontração e alívio ao estresse infantil, assim, proporcionando um melhor aprendizado. As aulas propostas no 3º ano do Ensino Fundamental tiveram como objetivo trabalhar vocabulários, educação física como um todo, dentre outras disciplinas em geral tendo a visão interdisciplinar para as abordagens usadas, tendo como objetivo principal passar o conteúdo estudado evitando ao máximo o estresse. Foi possível concluir que os saldos foram positivos como um todo, de acordo com os próprios alunos, ambos disseram ter gostado muito da dinâmica das atividades diferenciadas e onde, aprenderam o que era necessário e não se estressaram. Os educadores que aplicaram a aula concordam com o sucesso obtido através da metodologia introduzida que resultaram com grande êxito no quesito ensino sem estresse, podendo ser visto nos alunos o interesse nesse tipo de aprendizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.