AVALIAÇÃO DO STRESS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • MARIA AMORIM
  • NATHÁLIA TATENO
  • JUCILÉIA FONSECA
  • PAULO ALEXANDRE CASTRO
  • ADRIANA SADOYAMA

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino fundamental, Estresse

Resumo

A realização de atividades lúdicas dentro da sala de aula tem se mostrado de grande importância na promoção do aprendizado, pois nota-se que essas ações despertam um maior envolvimento dos alunos e possibilitam uma melhor assimilação dos conteúdos abordados de forma interdisciplinar. Desta forma, buscou-se neste trabalho realizar atividades lúdicas com a temática do Stress, envolvendo conteúdos ministrados recentemente pelos professores de Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, Ciências e História aos alunos do 9° ano da Escola Municipal Pedro Netto Paranhos, em Catalão – GO. A ação consistia em um jogo que continha diversas perguntas interdisciplinares, e então, os alunos tiveram a oportunidade de respondê-las, uma por vez, em 15 segundos e acumular pontos. O objetivo específico desta atividade era observar, durante sua realização, o estresse causado nos alunos e assim, posteriormente, propor uma forma de tranquilizá-los. Poucos materiais são necessários para promover tal atividade, tornando-a viável. A organização interativa da classe é muito importante para que a mesma ocorra com eficiência. Assim, os alunos foram divididos em quatro grupos, e um representante de cada equipe dirigiase ao centro da sala para tentar a sorte e retirar uma pergunta. A avaliação foi feita através da observação durante o desenvolvimento da atividade. Ao final do jogo foram contabilizadas trinta perguntas respondidas pelos alunos, tendo a maioria resultado acertos. Observaram-se alguns indícios de stress nos alunos durante a realização da atividade, tais como agitação, nervosismo, ansiedade, inquietação, elevação do tom de voz, utilização de termos ofensivos, agressividade. O estresse foi causado devido à pressão pelo pouco tempo que tinham para responder, a dificuldade em acertar algumas questões, a cobrança dos colegas, a falta de sorte por não conseguirem pegar uma pergunta cuja resposta era considerada fácil, interação tumultuada entre os integrantes do grupo, entre outros fatores. Nesse contexto, promoveu-se uma discussão sobre o estresse no ambiente escolar, suas causas, conseqüências e formas de prevenção. Realizaram-se ainda questionamentos sobre o “bullying” como um causador de estresse no intuito de proporcionar reflexões sobre o assunto. Em seguida, propôs-se um alongamento relaxante para que o stress causado fosse amenizado. Houve grande participação dos alunos e toda a atividade ocorreu conforme planejada.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

AMORIM, M. ., TATENO, N. ., FONSECA, J. ., CASTRO, P. A. ., & SADOYAMA, A. . (2015). AVALIAÇÃO DO STRESS NO ENSINO FUNDAMENTAL. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 11(22). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/1392

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>