AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA E A INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

  • Fernanda Silva
  • Maria Aparecida Rossi

Palavras-chave:

estratégias de leitura, ensino de leitura, interdisciplinaridade

Resumo

Este estudo é um recorte realizado a partir de uma pesquisa que está sendo realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, no curso de Mestrado. O que se vem percebendo atualmente é que o ensino de leitura insere-se em um contexto de intenso debate, devido às mudanças sociais e ao rápido avanço das tecnologias, em que se delineiam novas definições e novas questões, suscitadas por diversos campos das ciências. Percebe-se que de modo geral, a leitura ainda não alcançou um espaço central e interdisciplinar no currículo escolar. Dessa forma, o ensino da leitura coloca-se como assunto importante para pesquisadores de diversas áreas, pois implica em discutir o próprio desenvolvimento humano e colocar em questionamento as melhores práticas para impulsioná-lo. Nesse sentido, o objetivo que norteia este estudo é investigar e discutir as estratégias de leitura e as práticas docente voltadas para interdisciplinaridade que são utilizadas no ensino de leitura por uma professora do 3º ano dos Anos Iniciais. Compreendo que a leitura se configura como uma atividade interdisciplinar, que propicia ao aluno eventos de letramento. A metodologia da pesquisa está pautada em uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico e utiliza como procedimento de coleta de dados a observação das aulas de uma professora, do 3ª ano do Ensino Fundamental I, da rede pública de Corumbaíba – GO. A abordagem teórica desta investigação se assenta em discussões que emergiram sobre as estratégias envolvidas no ensino de leitura e a interdisciplinaridade neste processo. O arcabouço teórico-conceitual deste estudo são: Masetto; Solé; Girotto e Souza; Koch e Elias; PCNs; Moura e Martins; Rossi; Bortoni – Ricardo; Kleiman; Kleiman e Morais; Marcuschi; entre outros. Tais estudos destacam o papel do professor na formação de leitores, o qual deve propor estratégias, procedimentos e atividades que auxiliem e proporcionem a compreensão em leitura dos alunos, buscando pautar o ensino em uma abordagem interdisciplinar, valendo-se de conexões naturais e lógicas que cruzam as áreas de conteúdos. Pois, o ensino interdisciplinar e o uso das estratégias, propiciando ao indivíduo à capacidade de desenvolver sua autonomia, ampliar o seu conhecimento e despertar o imaginário. Assim, contribui para que os sujeitos tenham uma visão crítica da sociedade. Os resultados do estudo evidenciam que, às atividades desenvolvidas em sala e a prática docente sofrem várias interferências externas em relação à falta de estrutura da escola e das Avaliações Diagnosticas que influenciam o trabalho pedagógico da professora.

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

Silva, F. ., & Rossi, M. A. (2015). AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA E A INTERDISCIPLINARIDADE. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 11(22). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/1390

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