ANÁLISE DO DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Autores

  • Roosevelt Leão Júnior
  • Renan Linhares
  • Jéssica Luciana Leão
  • Rodrigo Oliveira
  • Cezimar Borges

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Desenvolvimento motor, Psicologia da Educação

Resumo

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa é interdisciplinar nas áreas de Educação Física, Psicopedagogia e Psicologia da Educação. Considera-se aqui, a relevância do desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais para o desenvolvimento integral do indivíduo e a influência que a Educação Física pode exercer. O problema é que o DSV motor de crianças, no nível dos movimentos fundamentais, quando não bem estimulados ou desenvolvidos podem afetar o desenvolvimento físico e intelectual dos adolescentes e adultos. Este estudo teve como OBJETIVOS: Geral identificar os níveis de desempenho motor nas habilidades motoras fundamentais em crianças com idade entre cinco e doze anos, praticantes de exercícios físicos de forma sistemática. MATERIAL E MÉTODO: Sujeitos e ambiente: participaram dessa pesquisa 59 crianças com idade entre 5 e 12 anos. INSTRUMENTOS: foi utilizado o Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationtest Für KinderKTK) desenvolvido por Kiphard e Schilling, utilizado para identificar os níveis de coordenação motora na infância e juventude. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Os níveis de desempenho motor encontrados no presente estudo revelaram que a maioria dos escolares, independentemente da idade e do sexo, se encontram dentro da normalidade, o que pode ser justificado pela participação das crianças em atividades físicas e recreativas, uma vez que no município há aulas de Educação Física Curricular no ensino infantil. Analisando as diferenças entre os sexos, as meninas apresentaram níveis de desempenho inferiores aos meninos, talvez, devido ao estilo de vida mais ativo dos meninos, com brincadeiras que permitem o desenvolvimento maior de habilidades motoras. Os resultados desta pesquisa são semelhantes com os de outras pesquisas sobre o mesmo tema, o que consolida a importância da Educação Física para o desenvolvimento motor de crianças de 05 a 12 anos de idade.

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

Leão Júnior, R. ., Linhares, R. ., Leão, J. L. ., Oliveira, R. ., & Borges, C. . (2015). ANÁLISE DO DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 11(22). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/1388

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