MERCADO DE LEITE EM UMA CIDADE DE PEQUENO PORTE: COMPORTAMENTO DE CONSUMO E AVALIAÇÃO SENSORIAL

Autores

  • Bianca Chaves
  • Suzana Lucia
  • Mirela Bosi
  • Tarcísio Lima Filho
  • Aline Cristina Gonçalves

Palavras-chave:

aceitação sensorial, grupo de foco, pesquisa de mercado

Resumo

O leite ocupa lugar insubstituível na alimentação humana, devido ao benefício de seu consumo à saúde. Além disso, apresenta relevante papel econômico para os países produtores. Ainda que o Brasil seja o quinto produtor de leite do mundo, o consumo no país é menor do que o recomendado. Sendo assim, objetivou-se realizar um estudo de mercado de leite para entender o comportamento do consumidor na cidade de Alegre-ES, obtendo informações sobre o perfil dos consumidores, suas opiniões e atitudes frente às embalagens de tais produtos, além de informações sobre a aceitabilidade sensorial da bebida. Os resultados revelaram baixo consumo de leite pela população de Alegre, mesmo que a cidade esteja inserida em uma região produtora. Apesar de os consumidores afirmarem possuir uma marca de leite preferida, a aceitação sensorial de quatro marcas testadas mostrou-se igual para três delas. Preço, validade e marca são os atributos mais observados durante a compra do leite, e o estudo com embalagens nos grupos de foco revelou a importância que estas apresentam na decisão de compra do consumidor.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Como Citar

Chaves, B. ., Lucia, S. ., Bosi, M. ., Lima Filho, T. ., & Gonçalves, A. C. (2016). MERCADO DE LEITE EM UMA CIDADE DE PEQUENO PORTE: COMPORTAMENTO DE CONSUMO E AVALIAÇÃO SENSORIAL. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 13(23). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/1238

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2