MERCADO DE LEITE EM UMA CIDADE DE PEQUENO PORTE: COMPORTAMENTO DE CONSUMO E AVALIAÇÃO SENSORIAL
Palavras-chave:
aceitação sensorial, grupo de foco, pesquisa de mercadoResumo
O leite ocupa lugar insubstituível na alimentação humana, devido ao benefício de seu consumo à saúde. Além disso, apresenta relevante papel econômico para os países produtores. Ainda que o Brasil seja o quinto produtor de leite do mundo, o consumo no país é menor do que o recomendado. Sendo assim, objetivou-se realizar um estudo de mercado de leite para entender o comportamento do consumidor na cidade de Alegre-ES, obtendo informações sobre o perfil dos consumidores, suas opiniões e atitudes frente às embalagens de tais produtos, além de informações sobre a aceitabilidade sensorial da bebida. Os resultados revelaram baixo consumo de leite pela população de Alegre, mesmo que a cidade esteja inserida em uma região produtora. Apesar de os consumidores afirmarem possuir uma marca de leite preferida, a aceitação sensorial de quatro marcas testadas mostrou-se igual para três delas. Preço, validade e marca são os atributos mais observados durante a compra do leite, e o estudo com embalagens nos grupos de foco revelou a importância que estas apresentam na decisão de compra do consumidor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.