CORPO EDITORIAL

Comissão Editorial e Científica da Revista Agrarian Academy

Perfil da composição:

Ivonete Maria Parreira

Atualmente é a Presidente da Comissão Editorial e Científica

Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás. Possui Graduação em Medicina Veterinária (2006) e História (1989) pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência nas áreas de Educação e Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: Pequenos animais, felinos e pesquisas relacionadas com a preservação ambiental. É autora de cinco livros.

Estevão Keglevich

Biólogo pela UEG, Especialista em Gestão de Recursos Hídricos pela UNB/UNITAU, Mestre em Agronegócio pela UFG, 

Doutor em Agronomia pela UFG. Vencedor de vários prêmios nacionais e internacionais com projetos e pesquisas.

É autor de seis livros e atua como educador desde 1984.  Temas: Fontes alternativas de energia, valoração econômica,

agronegócio, educação, sustentabilidade, alimentos orgânicos e preservação ambiental.

Antonio Pasqualeto

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1994) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás coordenando o curso de Engenharia Ambiental entre 2007 e 2012 professor da área de meio ambiente do Instituto Federal de educação ciência e Tecnologia de Goiás- IFG onde foi Coordenador entre 2005 a 2011, Consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Goiás. Criador e Coordenador da especialização em perícia ambiental - PUC Goiás até 2009. Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial - PUC Goiás 2012-Atual e professor do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas. PUC Goiás. Representante nos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte 2003-2009 e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba - 2009-2012. Conselheiro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES-GO, Membro titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos 2010-atual. Representante Suplente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - CRUB na Camara Técnica Federal de Compensação Ambiental no Ministério do Meio Ambiente - MMA. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: saneamento, gestão, planejamento, impacto, tecnologia e educação ambiental, gestão e planejamento urbano e rural; políticas públicas; desenvolvimento regional.
 

Jacqueline Barbosa Nascimento

Engenheira Agrônoma, Mestre em Agronomia e Doutora em Agronomia pela UFG -
Fitossanidade e Professora da Universidade Estadual de Goiás.

AMANDA ÁVILA CARDOSO

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas (2011), mestre em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (2014) e, atualmente, doutoranda em Fisiologia Vegetal, também, pela Universidade Federal de Viçosa. Possui experiência na área de botânica, com ênfase em anatomia e fisiologia de plantas e sementes.

Rodrigo Couto Santos

Possui Graduação em Engenharia Agrícola pela UFV (1999), Mestrado em Construções Rurais e Ambiência pela UFV (2001) e Doutorado em Construções Rurais e Ambiência pela UNICAMP (2007). Atuou como consultor de Marketing Educacional e Desenvolvimento Institucional de Universidades. Foi responsável pelo planejamento, projeto pedagógico e implantação de vários cursos de graduação e pós-graduação em IES. Possui experiência como educador a nível de graduação e pós-graduação desde 2001. Já participou de mais de 40 bancas de conclusão de curso e orientou mais de 30 trabalhos científicos. Atualmente é Professor Adjunto da UFGD/Dourados-MS atuando principalmente nos seguintes temas: Ambiência, Engenharia de Construções Rurais, Instalações e Conforto Animal, Energização e Energia, Construções Hidráulicas, Desenho Técnico, Pré-Processamento de Produtos Agrícolas, Segurança do Trabalho, Mudanças Climáticas e Educação Ambiental.

Lorena Cardoso Rezende:

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (2002), especialização em Zootecnia (2003) e mestrado em Ciência Animal (2006), ambos pela Universidade Federal de Goiás, trabalhando na área de produção animal. Com experiência acadêmica na Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí e Universidade Estadual de Goiás no período de 2006 a 2008. Doutora em Ciências pelo setor de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, pesquisando o desenho corporal dos Xenarthras.

José Thales Pantaleão Ferreira

Professor efetivo do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, Câmpus Piranhas-AL, no curso de Agroecologia. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Alagoas (2009). Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011). Doutor  em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área na área de Agronomia, com ênfase em Pedologia e Agroecologia.

 

Evaldo de Melo Ferreira

 

Doutorando do Programa de pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos UFMG

Mestre em agronomia (UFG, 2015), Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental (UFG, 2014),

Especialista em Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Líquidos (UFG).

 

Carlos Antonio da Silva Junior 

Engenheiro-Agrônomo pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2011). Obteve o título de Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2013) com disertação na área de processamento digital de imagens e índices de vegetação. Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (CNPq 140999/2014-0) com tese na área de sensores  hiperespectrais. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Editor da Revista de Ciências Agroambientais.

Rejane Costa Alves

Possui graduação em Engenharia Industrial Madeireira pela Universidade Federal do Espírito Santo (Início em 2006/2- Término em 2010/2). Mestrado em Engenharia de Estruturas pelo programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais (Início em 2011/1- Término em 2012/2). Atualmente é doutoranda nesta mesma instituição. Especialista em Design de Móveis pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Início em 2012/1- Término em 2013/2). Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-árido, Campus Mossoró, na área de Anatomia e Propriedades da Madeira; Recursos Energéticos Florestais; Estrutura de Madeira. Áreas de atuação: Ensaios Não Destrutivos, Engenharia de Estruturas, Anatomia da madeira, Tecnologia da madeira, Design de móveis e Sustentabilidade.

Javan Pereira Motta

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004/2 a 2008/2). Mestrado em Ciências Florestais pelo Programa de Pós -Graduação em Ciências Florestais do Centro de Ciências Agrárias - UFES, doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência em estudos relacionados à madeira como matéria-prima, seja ela de florestas plantadas e de vegetação nativa, bem como produtos florestais não-lenhosos. E estudos relacionados ao processamento e utilização da madeira, seja o desdobro e secagem da madeira, usinagem da madeira, painéis de madeira, energia da biomassa florestal e resíduos ligno-celulósicos da agroindústria.

Tairon Pannunzio Dias e Silva

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências, área de  concentração Energia Nuclear na agricultura e no Ambiente - CENA-USP. Mestrado pela Universidade Federal do Piauí/Campus Professora Cinobelina Elvas  (2013). Possui graduação em Medicina Veterinária pela mesma instituição (2011). Tem experiência na área de Zootecnia com ênfase em Produção de Ruminantes, bioclimatologia animal, comportamento ingestivo, atuando principalmente no manejo de ovinos, nutrição, perfil metabólico sanguíneo e características de carcaças, além de experiência em Medicina Veterinária com ênfase em Leishmaniose visceral canina.

Fábio Augusto Gomes

Graduado em Zootecnia, Mestre em Ciência Animal e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é Professor Adjunto e Pesquisador na Universidade Federal do Acre - UFAC, atuando principalmente em: Nutrição/Metabolismo Animal, Avaliação de Alimentos e Ambiência em Sistemas Produtivos.

Tales Dias do Prado

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais. Possui especialização em Residência Médico Veterinária, atuando na área de Clínica, Cirurgia e Anestesiologia de Pequenos Animais, com ênfase em Cirurgia de Pequenos Animais pela Universidade Federalde Goiás. Concluiu Mestrado em Ciência Animal na Universidade Federal de Goiás/Escola de Veterinária e Zootecnia e Doutorado em Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista/Jaboticabal. É professor das discpilinas de Técnica Cirúrgica e Anestesiologia Veterinária, Ortopedia e Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais na Universidade de Rio Verde (FESURV)

Fábio Henrique de Oliveira

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (2006) e mestrado em Ciência Animal com ênfase em Sanidade Animal (2010). Doutorado em Sanidade Animal pela UFG. Atua na elaboração, implantação e execução de projetos de experimentação científica na área de suinocultura.

 

Lima Deleon Martins
Formou-se como Técnico em Agropecuária em 2003 (EAFA-ES). Em 2009/1 concluiu o curso de Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde atuou como bolsista de iniciação científica e voluntário de pesquisa de 2007 a 2009.
Mestrado em Fitotecnia pelo Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo - PPG-CCAUFES (2009/2-2011/1). Doutorado em andamento em Produção Vegetal (Conceito CAPES 4). Possui experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção Vegetal, com interesse pela cultura do café e por plantas oleaginosas para a Produção de Biodiesel, dentro dos seguintes temas: Técnicas culturais, Nutrição, Fisiologia e utilização sustentável de impactantes ambientais.